Sony dá detalhes de como será o novo PlayStation

Mark Cerny, da Sony, revelou que o próximo console da PlayStation incluirá suporte a ray tracing e terá disco rígido de alta velocidade em uma entrevista com a Wired.

Ainda não temos um nome para o novo console, já que Cerny teria se referido a ele como o console da próxima geração da Sony na entrevista. Presumivelmente, porém, será chamado de PlayStation 5 .

Independentemente do nome, sabemos que o próximo console não será lançado neste ano, segundo Cerny.

Cerny atuou como o principal arquiteto de sistemas para o PlayStation 4 e para o próximo console, e ele tinha suas próprias esperanças de melhorias entre as gerações de consoles. O PlayStation 5 está recebendo um impulso de hardware, em parte, de um CPU melhorado. A CPU é “baseada na terceira geração da linha Ryzen da AMD e contém oito núcleos da nova microarquitetura Zenn de 7 nm da empresa”, de acordo com a Wired. Juntamente com o chip AMD, vem uma unidade personalizada para áudio 3D que Cerny prevê que fará uma grande diferença na experiência de áudio.

Sem o auxílio de hardware externo, isso fará com que o som do jogo pareça vir do jogador de diferentes direções: acima, atrás, para os lados, através dos alto-falantes da TV ou dos fones de ouvido.

Como jogador,” disse Cerny, “tem sido uma frustração que o áudio não tenha mudado muito entre a PlayStation 3 e a PlayStation 4. Com o próximo console, o sonho é mostrar o quão dramaticamente diferente a experiência de áudio pode ser quando nós aplicamos quantidades significativas de potência de hardware a ele.

Muitos detalhes não foram revelados sobre o PlayStation 5 – não temos um nome confirmado, data de lançamento ou preço, por exemplo. Mas sabemos que ele suportará o uso do fone de ouvido PSVR e que ele ainda suportará mídia física. O console também será compatível com os jogos do PlayStation 4.

Ele também receberá um novo GPU, uma versão personalizada da linha Navi da Radeon que suportará o rastreamento de raios. Esse recurso permite representações mais dinâmicas de iluminação, sombra e superfícies reflexivas. 

Um dos aspectos indiscutivelmente mais empolgantes revelados para o console da próxima geração será seu disco rígido de estado sólido de alta velocidade. À medida que os jogos aumentam, mais tempo eles demoram para carregar e jogar. Um SSD de alta velocidade pode ser um trocador de jogos literal.

Cerny demonstrou a velocidade da nova unidade usando o “Homem-Aranha” de 2018. A viagem rápida pelo personagem levou 15 segundos em um PlayStation 4 Pro, e um devkit da próxima geração completou a mesma ação em 0,8 segundos.

Um SSD de alta velocidade pode tornar o mundo do jogo mais rápido para o jogador, permitindo que ele se mova ainda mais rápido por ele. Cerny explicou a rolha que as capacidades de disco rígido do PS4 colocam na experiência de jogo, novamente usando “Homem-Aranha” como exemplo.

Não importa o quão poderoso você fique como o Homem-Aranha, você nunca pode ir mais rápido do que isso“, disse Cerny durante a demonstração do jogo, “porque é simplesmente o quão rápido podemos tirar os dados do disco rígido“.

Cerny demonstrou usar o console da próxima geração, e a câmera in-game “acelera a cidade como se estivesse montada em um jato de combate“, de acordo com a Wired, apesar das imagens do ambiente ainda permanecerem nítidas.

Os tempos de carregamento são parte da razão pela qual as telas de carregamento ocupadas são tão comuns, uma tentativa de distrair os jogadores da passagem do tempo, que Cerny mencionou também.

Estamos muito acostumados a ter no início do jogo telas de seleção com gráficos pesados, até coisas como lobbies de multijogador e processos de carregamento intencionalmente detalhados”, disse Cerny, “porque você não quer que os jogadores apenas esperem. “

Como a Sony não realizará uma apresentação na E3 este ano, provavelmente não teremos mais informações no evento.

O que sabemos é que a transição entre a PlayStation 4 e a PlayStation 5 será “suave”, o que significa que vários jogos serão lançados para ambos os consoles. O “Death Stranding” de Kojima certamente será lançado no PlayStation 4, mas ainda não há confirmação se o jogo também será lançado no próximo console, por exemplo.

Eaí, qual a expectativa de vocês para o próximo PlayStation 5?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *